Música e ensino para estimular aprendizado

Eloiza Augusta é professora e também é idealizadora do grupo Segura o Choro, que começou suas atividades numa sexta- feira do mês de agosto de 2015, no Diamantina Bistrô Mineiro. A proposta era de reunir chorões da cidade e levar ao público “música agradável e genuinamente brasileira”, além de dar continuidade às rodas de choro que, até então, estavam desativadas.

Nas rodas, estavam rostos conhecidos da cena musical da cidade: Caetano Brasil, Toinho Gomes, Denise Coimbra, Daniel Goulart, Wellington Duarte, Cazé e outros chorões como Fernando Cézar e Felipe Vargas, Chico Gomes.

Saúde e música

De acordo com especialistas, estudos da neurociência confirmam que a música impacta positivamente os processos cognitivos e emocionais, melhorando a coordenação motora fina e o raciocínio espacial. Por isso, Eloiza, no decorrer da sua trajetória profissional, procurou aliar a sua formação na área de saúde com a seu envolvimento no cenário musical, mais especificamente com o Choro.


“Acredito que a música, em especial, a roda de choro melhora a percepção, os desenvolvimentos cognitivos e emocionais e, consequentemente, a capacidade de envolvimento, escuta e interação de forma mais responsável e sensibilizada. É uma atividade considerada benéfica para o desenvolvimento das habilidades sociais e contribui para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida”, opina Eloiza.

Formação musical

A música sempre esteve presente na vida de Eloiza, desde a infância. A mãe sempre participou ativamente dos corais da igreja e os pais sempre foram apoiadores de festas, como Folia de Reis e Congado.

Os tios-avós tocavam acordeão, entoando cantigas de raízes. Começou a se apaixonar pelo ritmo, ainda criança, ouvindo discos de Clara Nunes.Os primeiros batuques no pandeiro aconteceram por influência dos amigos juiz-foranos Joãozinho da Percussão e do saudoso “Fofinho”.

Ela estudou na Escola Portátil de Música (EPM/RJ), participou de oficinas de choro no Centro Cultural Pró-Música/JF e estudou pandeiro com o luthier e percussionista Agenor (RJ). Em 2015, iniciou o aprendizado com castanholas no Estúdio Garcia (RJ), uma vez que esse instrumento, de origem espanhola, é também de ritmo.

Pesquisa e continuidade

Após concluir o mestrado, Eloiza pretende dar prosseguimento a projetos que unam música, educação e saúde. Entre os temas que pretende continuar a pesquisar são os de musicalização como instrumento de promoção à saúde. 

Para ela os resultados já vistos em trabalhos envolvendo grupo de idosos,em UAPS é motivador.As rodas de choro entram como elemento motivador. Por isso, também acredita que os músicos  precisam se fortalecer, razão pela qual continua a se especializar na parte rítmica, frequentando cursos e oficinas com ritmistas consagrados nacionalmente.